quinta-feira, 25 de abril de 2013

ENTENDA A SUA ATM, ANATOMIA E DISFUNÇÕES.



Olá amigos,

Vamos começar a conhecer um pouco sobre a ARTICULAÇÃO TEMPORO MANDIBULAR - ATM para entender progressivamente o que acontece nas suas disfunções, as chamadas DTM - DISFUNÇÕES TEMPORO MANDIBULARES.

Nessa primeira etapa vamos observar como é essa ATM.

Nas imagens abaixo percebemos melhor essa pequena articulação e suas estruturas articulares e musculares.


A mandíbula é esse osso em formato de "U", onde estão os dentes inferiores e que é sustentada por ligamentos, músculos e tecidos moles. É a parte móvel no sistema mastigatório. Já a maxila é formada pela junção de dois ossos que sustentam os dentes superiores e é fixa, não se movimenta.


Há um complexo grupamento muscular responsável por nossas expressões faciais, sucção, deglutição, respiração, movimentos de fala e que participam da manutenção da relação correta e funcional entre mandíbula, lingua e osso hióide.
Essas estruturas deveriam sempre funcionar de forma equilibrada, porém pode acontecer dessa relação não ter uma configuração óssea tão correta (seja na própria articulação ou arcada dentária) ou alguns fatores podem gerar desequilíbrio nas funções musculares e consequente desgastes articulares futuros se não tratado. No geral, o observado é que o apertamento dos dentes - bruxismo (das mais diversas causas) e o chamado respirador bucal (aquele que respira parcial ou totalmente pela boca) são os que apresentam o "mau funcionamento". Porém fatores como mascar chiclete por longos períodos e muito frequentemente, roer unha ou tampa de caneta, apoiar o queixo com a mão ... também causam as disfunções.
Em qualquer das situações os músculos são as estruturas que refletem às alterações, alertando para uma possível DTM. Esta é uma síndrome dolorosa aguda ou crônica decorrente da ATM, dos músculos mastigatórios ou das estruturas associadas.
 
Nem sempre quando há um "estalo" na articulação durante movimentos da boca, há um DTM.  Porém as DTM's apresentam o "estalo" durante os movimentos mandibulares quase como uma constante.
Eis alguns sinais e sintomas que você deve ficar atento (a):
 
 
  • Dor na ATM - à frente do ouvido, ou na face
  • Dores de cabeça
  • Zumbidos, estalos ou outros sons articulares
  • Impossibilidade ou dificuldade de abrir a boca
  • Luxação da mandíbula



Partindo desses princípios, nas próximas conversas abordaremos mais alguns aspectos e traremos a visão da fisioterapia sobre o assunto. Como a fisioterapia pode lhe ajudar ? 


Abraços e até breve !!!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário